Continua o ciclo de B-Movies de Horror, desta vez com O Carrasco de Pedra, estelarizada por Roddy McDowall

por max 21. setembro 2011 14:32

 

Continuamos toda quinta-feira de setembro à meia-noite com o ciclo de B-Movies de Terror. Desta vez com Você vai se divertir! Ou O Carrasco de Pedra (It!, 1967), um filme dirigido por Robert J. Leder, autor de filmes B de Horror, fantasia e outros, como The Frozen Dead (1966) e The Candy Man (1969). Ou O Carrasco de Pedra começa com a queima do armazém de um museu. Após o incêndio, a sua diretora, Ellen Grove (Jill Haworth) e seu assistente, Arthur Pimm (Roddy MacDowall) descobrem que só foi possível salvar uma antiga estátua do fogo. Eventualmente torna-se imbuída de um poder obscure, que nas mãos das pessoas erradas pode causar grandes danos. A figura da estátua recorda-nos o famoso mito judaico do golem. Como você se lembra, uma das histórias mais conhecidas do mito do golem é que o criador deste ser surgido da matéria inanimada é o rabino Judah Loew. O mito remonta ao século XVI, em Praga. Em It!, o criador da estátua é o mesmo rabino Loew, assim parece que a estátua não é realmente o que parece, porém é o golem famoso e terrível, um ser poderoso, capaz de criar o caos e a destruição. Pimm, que descobre uma maneira de transformar a estátua do golem, é um ser acomplexado e medroso, cheio de ódios e temores, simillar ao Norman Bates de Psycho (lembre-se que é o filme de Hitchcock, 1960), com complexos e mãe incluídas. Como eu entendi, o golem poderia ser traduzido como matéria indeterminada, mas também estúpido o que leva diretamente ao personagem de Pimm.

Eu salvei este pequeno texto do ator Roddy McDowall, uma das figuras mais importantes dos filmes de fantasia e mistério. McDowall, ator inglês, que saltou para a fama com seu papel de criança Huw em How Green Was My Valley! (1941) de John Ford. Com o tempo, foi virando para os filmes fantásticos. É bem lembrado por ter atuado em todas as versões da saga do Planet of the Apes, fazendo, naturalmente, vários macacos, de Cornelius (o primeiro), passando por César, até chegar a Galen na série de TV. Imagino que Burton queria convidá-lo para sua versão de 2001, mas McDowall morreu em 1998. McDowall foi também um grande amigo de Elizabeth Taylor, em 1963 estrelou o filme Cleoaptra como Octavio. Ele também foi convidado várias vezes para participar da série clássica The Twilight Zone. Tornou-se um vilão (Bookworm) na série de TV Batman dos anos sessenta, foi a voz do Chapeleiro Maluco na série animada do Batman e em 1998, ano de sua morte, como sabemos, esteve nos teatros do mundo como a voz do Mr. Soil no filme A Bug's Life (1998).

Você já sabe, Ou O Carrasco de Pedra, com Roddy McDowall, nesta quinta-feira, B-Movies de Horror, na Max.

Comentários (2) -

Lázaro Luis Lucas Brazil
28/9/2011 11:08:19 #

Adoraria que o ciclo dedicado ao cinema B de horror permanecesse na programação do Max com dia e horário fixos (sexta-feira, à 0h) e não só no mês de setembro. Afinal, pelo menos aqui no Brasil, não dispomos de nada no gênero (os canais TCM e Syfy vêm decepcionando, a cada semana, nesta área) e o Max, como o melhor canal de filmes da TV por assinatura no Brasil, iria saber como poucos nos brindar toda semana com uma maravilha do cinema B nos gêneros fantasia, horror e ficção-científica.
Por favor, não nos deixem sós.

Heiner Brazil
29/9/2011 13:48:36 #

Apoiado.

Comentar




  Country flag
biuquote
  • Comentário
  • Pré-visualização
Loading




arquivos
 

nuvem